Heitor e Aquiles

Compartilho com Pedro, meu filhote de oito anos, certas paixões. De duas me orgulho muito. Somos são-paulinos e troianos confessos. Dois eternos inconformados com a venda de Kaká para o Milan – e com o fato de os gregos terem um dia conseguido transpor aquelas imponentes muralhas. Vimos meia-dúzia de vezes o filme Tróia juntos. Em cada uma delas seus olhos emitiram uma tristeza miúda com a sorte da cidade – e um perceptível pesar pela morte de Heitor. O mesmo que carreguei vida afora. Uma vontade enorme de que o herói boa praça jamais sucumbisse ao mais forte. De que a ira não ultrajasse a camaradagem. De que ambos vivessem – e que os gregos deixassem Tróia em paz.

Nenhuma história é tão tocante ou emblemática quanto a velha Ilíada. Uma trama maravilhosa, cujo ápice é justamente a batalha entre Aquiles e Heitor. O supremo embate mitológico. Aquiles é uma tempestade humana, um cortador de gargantas. Filho de uma deusa, Tétis, é invulnerável. Como todos nós, Heitor era um simples mortal. Bom pai, guerreiro incansável e comandante leal. Ambos sabem que, breve, morrerão. Heitor matara Pátroclo, amigo e amante de Aquiles, imaginando tratar-se do próprio. Sabe que, cedo ou tarde, terá de encarar a fúria do verdadeiro rival. Aquiles seguira para a guerra, quase dez anos antes, sabendo que jamais regressaria à Grécia natal. Agora quer que Heitor, o príncipe herdeiro de Tróia, seja seu derradeiro troféu. O combate será desigual – e Heitor sabe disso. Mesmo assim, naquela manhã cheia de agouros, após beijar sua mulher e seu filho, parte serenamente ao encontro de seu destino: ser morto pela lâmina do grego e ter seu corpo arrastado diante das muralhas que tão bravamente defendera, sob o olhar de sua família e seu povo. Fico imensamente feliz que as simpatias de Pedro também recaiam sobre Heitor. Sua figura é extraordinariamente inspiradora e de uma humanidade comovente. Sempre que posso, estimulo essa identificação. Gosto muito da idéia de meu moleque se mirar num sujeito, fictício ou real, cuja bússola é a coragem. Ela é a característica humana por excelência. Aquela, segundo Aristóteles, sem a qual nenhuma outra existiria.

Considero a Ilíada a mãe de todas as histórias. Nenhuma outra reuniu tantas figuras arquetípicas. Príamo, o soberano generoso; Aquiles e sua fúria indomável; a bravura de Heitor. E ainda: a astúcia de Ulisses, a prepotência de Agamenon, a frivolidade de Paris… Eternos perfis, nos quais, cada qual ao seu tempo, vamos nos mirando vida afora. Carregamos todos uma pitada de cada um desses guerreiros. Como acontece com os times de futebol, porém, com o tempo um deles sempre acaba fisgando o nosso coração. Fico feliz que as preferências homéricas de meu filho e as minhas próprias sejam coincidentes – e tenham recaído sobre o troiano Heitor. O domador de cavalos. O defensor de muralhas. Um herói sem artifícios. Já existem Aquiles demais neste mundo.

96 respostas para Heitor e Aquiles

  1. Osvaldo Barbosa Jr. disse:

    Caro sr. Gandra. Assim como o senhor, sou um apaixonado por mitologia e tenho o São Paulo Futebol Clube como meu clube de coração. Apreciei em seu texto características em que identifiquei-me com relação à Ilíada de Homero. Imaginava que todo jovem ao principiar a leitura desta magnifica obra, iria conduzir seu fascínio primeiramente para o grande e terrível Aquiles, filho este de Peleu e da formosa deusa Tétis. Mas, cada vez observo mais, que a bravura e a humanidade de Heitor, aliados à sua honra e caráter, o tornam o personagem mais cativante e carismático no embate ocorrido em Tróia. Nunca tive Aquiles nem mesmo como herói, pois seria fácil ter suas façanhas sendo filho de uma deusa e tendo sua ajuda e observação quando necessário fosse. Heitor, por seu lado, é um mero mortal, e mesmo sabendo que seu destino trágico se aproximava, teve em seu íntimo, a primazia da preocupação com seus homens. Pois certamente se houvesse fugido para os portões seguros de Tróia acabaria por trair a honra e a valentia que tanto pregava para seus compatriotas.

  2. gandra disse:

    Caro Barbosa,

    Muito obrigado por sua visita e por essa reflexão tão bonita.
    Acho que somos almas gêmeas. E, por mais que esse mundo estimule o contrário, a valentia bruta, preferimos perfilar no exército de Heitor.
    Abraço amigo!

    José Ruy

  3. Abilio disse:

    Falou bem Sr Gandra, sou realmente apaixonado por Mitologia, principalmente Grega, e como enfatizou bem, de todos que ali se envolveram Heitor era o melhor guerreiro no que concerne a honra lealdade e coragem tendo em vista estar apenas defendeno seu País. Enquanto Aquiles escolheu estar naquela guerra, mesmo sabendo que lá morreria, ou seja preferiu a fama a paz, o que clarameente é o contrario de Heirtor.
    Um abrtaço.

  4. gandra disse:

    É isso mesmo, caro Abílio.
    Como todo verdadeiro herói, Heitor parece ter sangue nas veias.
    Grato por suas valiosas impressões.
    Abraço carinhoso!

    José Ruy

  5. karem disse:

    eu adorei a historia so q se eu entendece melhor ai eu ia am mas e otimo pq e bom a gente saber das histó antiga

  6. victor disse:

    Se o Aquiles fosse brasileiro seria o aguinaldo timóteo e o patroclo o aguinaldo Raiol

  7. carlo disse:

    Se o Aquiles fosse frances seria Lucrecia Borges e o Patroclo o Napoleão

  8. igor disse:

    Se o Aquiles fosse brasileiro seria a “Angela Rô Rô ” e o Patroclo a “Zizi Posse”

  9. João disse:

    A versão moderna segundo a qual Patroclo seria amante de Aquiles não encontra suporte no texto homérico.

    Aquiles não era homossexual ele era primo de Patroclo.
    Essa história deles serem homossexuais surgio com o passar do tempo.
    AQUILES ERA FODÃO, MATAVA TODO MUNDO!!!!!!!!!!

  10. Leonardo Baião disse:

    Sr. Gandra, tenho um filho chamado Heitor, por inspiração de Heitor de Tróia. Busco há algum tempo uma frase de Heitor, em que deseja que o filho seja mais forte que ele mesmo. Saberia me dizer onde encontro a transcrição correta desta fala de Heitor? Ou mesmo que fala seria essa? Ouvi uma vez e achei muito bela, mas não consigo localizá-la na internet…
    Se puder me responder também por e-mail, agradeço muito.
    Obrigado.

  11. maria luiza alves pereira disse:

    sou professora de 5o. ano e todos os anos trabalho lendas gregas com meus alunos e procuro desperta-los da importancia da historia antiga para a atual. meu primeiro trabalho sempre é com Tróia, pois aprendi a me ancantar a ilíada desde criança…sou neta, filha e sobrinha de uma família de leitores… damos muito valor ao “contar causos”… concordo com o senhor, a hombridade de Heitor, é insuperável neste filme, mas também me fascina o fato de Aquiles ter, mesmo que por pouco tempo, percebido a força do amor e ter decidido voltar a sua terra natal. Procuro sempre ensinar e mostrar aos meus alunos, que todos nós temos uma centelha divina, até mesmo os mais cruéis,como Aquiles… eque naquela época, não existia o diálogo entre os homens, tudo era resolvido na força bruta…se o filme tem o lado do bem e do mal, com certeza, os “deuses gregos” representam o lado do mal…

    um forte abraço…

  12. Mauro Cesar disse:

    Caro Gandra, a explicação para que personagens como Heitor nos facine, é o simples fato de sua humanidade. Ao contrário de Aquiles, cuja força e poder, eraoriunda de um banho de rio que o tranformou em imbatível, Heitor era a figura do possíevl a que todos nós podemos ser um dia. Um homem sem máscaras, que amou intensamente e cuja coragem foi maior que todas suas dúvidas.
    Heitor é o herói que cada um somos de alguma forma, aquele que jamais se acovardou em defesa de deu povo e sua família.

    Abraços

  13. madson damascena da silva disse:

    Caro Ganda sua explicação é brilhante, sou fã da mitologia grega esperamos ser um dia um verdadeiro Heitor que não nos escondemos atras de muitas capas mas encaremos avida de frente com corragem e onestidade, sempre ao lado de nossos povos e nossa familia ….
    obrigado. ajudou muito em minha pesquisa…

  14. ECLÉA STAATS disse:

    olá, tenho um filho chamado Heitor, sou apaixonada pela mitologia grega, escolhi o nome do meu filho basseada nessa historia, talves voce possa me ajudar me indicando livros e filmes que falem sobre essa historia eu gostaria de guardar para quando meu filho souber lere e assistir. adorei.
    abraços.

  15. Paulo Medeiros disse:

    Escolhi o nome de meu filho, inspirado no herói Heitor de Tróia. Ao encontrar todos esses comentários fiquei ainda mais satisfeito com a opção.

  16. Helena Argolo disse:

    Caro Gandra,

    Me chamo Helena. Mesmo conhecendo a fundo a Ilíada (no mínimo, pelos piadistas que insistem em me chamar de “Helena de Tróia”), por mero acaso (ou destino) escolhi a umas semanas o nome do meu filho de Heitor… Estranhamente não fiz a associação, e estou até agora meio boba com a minha lerdeza! Recebi o link do seu blog por recomendação de um amigo. Chorei horrores (coisa de grávida, mesmo), achei muito inspirador…
    Quem sabe assim consigo redimir a Helena, dando a vida a um novo príncipe Heitor…
    Abraços e obrigada pelo lindo post!
    Helena.

  17. Heitor disse:

    Na História , Aquiles mata Heitor … Olha que ironia , meu nome é Heitor e o nome do meu irmão é Aquiles !

  18. Angelo disse:

    Para colocar nomes dos filhos Heitor e Aquiles, temos um pai estudioso e admirador da mitologia grega, mas toda mitologia seja romana, egípcia e cada uma de cada pais, desponta o orgulho da raça, o sonho da nação forte, o ponto de referencia entre os outros povos, interessante, que a guerra e a rivalidade existente acelera o progresso, as disputas sacodem e despertam os genios, que embora constituem a minoria não deixam de ser os modernos deuses e principes mitológicos.

  19. Diogo disse:

    Adorei este ponto de vista discorrido sobre a batalha de Heitor vs Aquiles… por mais que Aquiles tenha sido um herói e tenha sido autor de muitos feitos, Heitor como um simples mortal, filho de meros humanos, desafiou os Deuses com sua coragem e bravura, mostrando que para ser um herói não precisa ter um sangue divino, mas sim a tão preciosa coragem e a honra humana…
    Bom…vou ser papai e o meu filho chamarar-se-à Heitor (Coragem).

  20. Rafael Campos Pereira disse:

    Caro Gandra, concordo plenamente com vc, pois Heitor guerreou e morreu defendendo sua pátria, em quanto Aquiles apenas por vingança, e por essas e tantas outras qualidades que eu prezo, meu filho se chamará Heitor.

  21. luzia disse:

    Acho uma das histórias mais fascinantes mais empolgantes da literatura realmente Heitor na minha visão é o maior guerreiro…Heitor o domador de cavalos o grande guerreiro o maior de todos…

  22. ana lidia disse:

    na verdade quem era mais forte e o maior heroi Aquiles ou Heitor?pq?

  23. helena disse:

    pq falam que aquiles era gay pois pelo q parece ser ele rea APAIXONADO por briseis e patroclo era apenas seu primo e nao seu amante?preciso saber qual é a verdade ele era gay ou nao?

  24. Luh disse:

    Naquela época era muito comum, homem que amavam e se relacionavam com homem e mulheres. Era uma orgia só, sexo grupal, incestos e etc……

  25. claudio h magagnin disse:

    meu caro esses dias sonhei que estava na tracia vestido com uma armadura de dourada e a cidade estava citiada. curiosidade numca havia falado de tal lugar procurei e no tempo da iliada existia a tracia se solber algo a respeito me envie um email. obrigado.

  26. paulo hermano b. machado disse:

    grande granda tenho 56 anos e sou amante da mitologia grega, mas quando eu lembro da morte de HEITOR, me dar ira. se eu fosse o pai de Heitor eu quebraria o codigo de honra, quando Aquiles covardemente humilhou todo seu imperio arrastando depois de morto. naquele momento eu lançaria todos os meus arqueiros sobre eles e depois o decapitava. pra min Heitor foi o melhor dos guerreiros da mitologia grega. Aquiles um guerreiro tirano.

  27. alguem disse:

    nada ver kkkk zuera t daora

  28. Amanda disse:

    Caro Gandra

    Tenho 11 anos e sou uma grande adimiradora da mitologia tanto grega como egipisia entre meus grandes herois estâo entre a Deusas Atena e Isis dos mortais Heitor ja li 4 ediçoes diferentes de Iliada e
    pelo menos 26 vezes Troia, sempre disse que se tivesse um filho se chamaria Heitor em omenagem ao heroi Troiano

  29. CAMILA LYRA disse:

    OLÁ!ESTOU COM 27 SEMANAS DE GRÁVIDINHA E MEU BEBÊ É UM MENINO. MEU MARIDO RESOLVEU CHAMÁ-LO DE HEITOR POR QUE ACHOU O NOME MUITO BONITO. EU JÁ CONHECIA UM POUCO DA ÍLIADA E TAMBÉM NUNCA FUI AFEITA AO AQUILES. MAS DEPOIS QUE DECIDIMOS QUE O NOME DE NOSSO FILHO SERIA HEITOR, PESQUISEI MAIS AFUNDO E VI QUE O HEITOR É VERADEIRAMENTE UM GRANDE HERÓI.ELE É HUMANO E AMA A FAMÍLIA, OQUE É MUITO IMPORTANTE PRA SER DADO COMO EXEMPLO NOS TEMPOS ATUAIS.ESPERO QUE MEU FILHO TENHA A HONRA DO HEITOR DE TRÓIA, SEREI UMA MÃE MUITO ORGULHGOSA!

  30. bertrazio disse:

    a batalha de heitor e aquiles e uma das historias mais bonitas que ja ouvi

  31. Rafa disse:

    Depois que assim falou, o ilustre Heitor estendeu os braços ao filho. Logo a criança se voltou aos gritos, para o seio da ama de bela cintura, assustado com o aspecto do seu amado pai,com medo do bronze e do penacho de crinas de cavalo,que via tremer, assustador, no alto do capacete.

    Desatou a rir o pai querido e a mãe venerável.

    Logo o ilustre Heitor retirou o capacete da cabeça e o pousou no solo, todo resplandecente.
    Depois que beijou o caro filho, e o embalou nos braços,dirigiu esta prece a Zeus e aos outros deuses:

    “Zeus e demais deuses, concedei-me que este meu filho venha a ser como eu, se distinga entre os Troianos,seja assim forte e governe Ílion com o seu poder. E que alguém diga: “É bem mais valente que o pai!”quando regressar do combate. Que traga os despojos sangrentos
    do inimigo que abateu, para gáudio de sua mãe.”

    Dito isto, pôs nos braços da esposa o filhinho; ela recebeu-o no seio perfumado,entre risos e lágrimas; condoeu-se o marido ao vê-la,acariciou-a, e dirigiu-lhe estas palavras, chamando-a pelo nome:

    «Louca, não te aflijas assim no teu coração!

    Ninguém me lançará ao Hades contra as ordens do Destino! Garanto-te que nunca homem algum, bom ou mau,escapou ao seu Destino, desde que nasceu! Vai para casa tratar dos teus trabalhos,o tear e a roca, e dá ordem às tuas aias de fazer o seu serviço; a guerra diz respeito aos homens, a quantos nasceram em Ílion, e a mim mais que a nenhum!”

  32. carlos l. torres disse:

    O amor mais comovente da guerra de troia foi o da, digo, do aquiles pela, digo pelo pátroclo. Se o grande heitor se contentasse em eliminar, como foi feito, outros guerreiros que não fosse o “bofe” da nervosa aquiles, nada disso teria acontecido com o bravo guerreiro troiano. Isso deixa uma mensagem e advertencia: numa guerra, nunca mate o bofe de ninguem, principalmente, se o viúvo for bom de briga. Tem mais, eles costumam ser mestres em artes marciais, principalmente em chave de ” ” … ah! faltou uma música tem para o casal. Que tal ” nosso louco amor “

  33. Tejo disse:

    Aquiles era um vaidoso e mimado. Após ser destratado por Agamêmnon, vai choramingar junto à mãe. É a partir daí que se desenrola a Ilíada.

    Ainda escrevo um post sobre isso.

  34. Marcus disse:

    Também colocamos o nome de nosso filho de Hector(pronuncia original e não dublada) baseados no filme e nos valores que ele defendia. Um homem com caráter e amor a família.

  35. Amei quando Aquiles crava sua espada no peito de Heitor , foi bom demais , aquele Heitor dava uma de certinho defendendo tróia ,sua mulher ,seu filho mas na verdade era um idiota ,eu gosto mais do Aquiles ,queria ser ele ,sem limites ,o mais forte e agilidoso guerreiro que a face da terra já viu ,pena que ele morre no final pela lança do arco de Páris ,uma flechada no calcanhar ,ha oque é isso mas a mãe de aquiles também foi muito burra de o segurar pelo calcanhar ,porque não o soltou e rápidamente o pegou de volta assim seu corpo todo seria banhado e abençoado pelos deuses com imortalidade ,se eu fosse Aquiles na história não ficaria se despedindo daquela moça da qual ele amara pegaria aquilmente sua espada e jogaria com uma força abisurda em direção de Páris ;bem no meio de sua cabeça ,morte instântanea assim seria menos humilhante doque ser morto por Páris o guerreiro mais fraco e medroso que eu já vi ,teve medo até de lutar com o irmão do rei do exército da grécia se não fosse Heitor para impedilo de matar Páris ele seria picado em mil pedaços.

  36. MIRANDA disse:

    Brilhantes palavras Sr. Gandra, apenas não compartilho do sentimento do seu clube, pois sou FLAMENGUISTA,mas a simplicidade e caráter de Heitor, de longe estampa o heroísmo do Filme e da História, o qual, segue seu destino por coragem, bravura, compromisso, mesmo com medo, e não por glória como Aquiles…

  37. John disse:

    Grandes palavras Sr. Granda vi o filme de troia varias vezes também, e logo na primeira vez que vi me identifiquei logo com Heitor. Eu queria ser como ele, sabe só tenho 17 anos e precisava de um “heroi” para me inspirar e vi em Heitor muito do que eu quero ser um dia. Espero que um dia eu seja um pouco do homem que Heitor foii e que eu tenha um puiquinho dessa sua paixão por história.

  38. nilson disse:

    sou apaixonado por historia antiga e tudo que acontece no filme me encanta muito pois quando assisto filme de época me emociono, acho que em minhas outras vidas fiz parte ou estive lá em alguns desses lugares

  39. Hamilton Benigno disse:

    Olá, J R Gandra!!!
    Primeiro, saiba que sempre fui admirador da mitologia grega e suas lendas maravilhosas baseadas na humanidade como um todo, a guerra de Tróia sempre me fascinou desde seu príncipio até seu final, eu sou pai, troiano com Heitor e palmeirense convicto, o herói troiano é admirável em todos os aspectos até no de sucumbir ao humano terror que o inimigo invencível desperta, claro que o seu valor como patriota e guerreiro são inquestionáveis, mas existe uma passagem na Ilíada que é por demais tocante, o momento em que o velho rei Príamo se despe de toda realeaza e orgulho para pedir ao matador de seu filho que lhe de a despedida e a honra, não a ele, mas a seu filho Heitor este direito, como excelente guerreiro que foi, pensem na força do amor e da dor de um pai, antes de mais nada para se sujeitar a isto, no filme Tróia,quando Aquiles diz a Príamo, se eu lhe devolver Heitor, ainda serei seu inimigo pela manhã e Príamo responde que mesmo assim isto não é motivo para que não haja respeiro entre eles é fantástico, deveria ser visto como lema de vida das torcidas de futebol mundo afora.
    Sr J R Gandra , lhe admiro como troiano e respeito como são-paulino, nos encontraremos sem duvida em muitas “batalhas” de choque-reis vindouros, e parodiando o grande Heitor eu gritaria para a massa palmeirense:
    – “Para frente, palmeirenses domadores de cavalos! Lembrai-vos de vosso impetuoso valor, não vos arreceeis diante do adversário! Com palavras, eu também combateria até os imortais; com a bola já é bem mais difícil, pois eles são bem superiores”.
    Grande abraço,
    Hamilton Benigno.

  40. Fran disse:

    Nunca me conformei com a morte de Heitor.

  41. emily disse:

    e eu nunca me conformei com a morte de Aquiles

  42. Fernanda Freitas disse:

    ola, eu também sou uma apaixonada por mitologia grega e resolvi q meu filho se chamaria Heitor em homenagem ao grande heroi troiano. Hoje o meu Heitor ja tem seis anos e tambem é um grande fã das historias gregas e troianas.

  43. adriano disse:

    Olá! Amigo Gandra!!! Naum sou estudioso, não sou pesquisador das histórias gregas e de Tróia, mas já ouvi falar muito, já escutei várias história pois existe o problema que Aquilis teve com o tiro de flexa em seu tendão do calcanhar que por isso a medicina o batizou com o nome de tendão de aquilis, e acho q Aquilis foi um grande guerreiro e como tal um cabra macho de verdade senaum não teria se apaixonado pela moça chamada Brizeis que segundo a história ela era da realeza e foi capituradapelos soldados e entregue a Aquilis, entaum como guerreiro e cabra macho acho que está errado a tola invenção de que Aquiles era omosexual e amante de Patroclo, pois pela história eles eram primose naum amantes como sem fundamento lhe citou em seu conto… obrigado mais não aceito…

  44. Regis disse:

    Aquiles deveria ser banido do rol de heróis e colocado no rol de covardes. Ele com certeza foi pro reino de Ares sofrer as piores das punições, pois não foi morto por um guerreiro. Ele que era praticamente invulnerável, tinha um armadura feita pelos deuses. além de ser um semi deus. Com todas essas vantagens, qualquer um é herói. Ele LUTOU bravamente com alguém bem mais fraco que ele, sem contar o fato que seu oponente já estava ferido por uma luta com outro herói aqueu. Heitor ainda por cima machucou o pé numa pedra, o que tornou mais fácil a derrota. O verdadeiro herói foi Heitor, pois era apenas um criador de cavalos e defendeu sua pátria com fervor. sem contar que ele matou mais heróis aqueus do que Aquiles matou heróis troianos.

  45. Raimunda Ugalde disse:

    Sr. Gandra, belíssima postagem, também sou a paixonada por mitologia….Parabéns a todos pelos comentários….Não posso deixar de dizer que tenho um guerreiro (neto) de nome Heitor, inspiração homérica.

  46. que coisa idiota,aff

  47. Alexandra Alberti disse:

    sou apaixonada por mitologia grega,e meu filho nasce em Agosto e vai se chamar Aquiles,o maior e mais lindo guerreiro da Grécia…

  48. raibadboy_funkyea@hotmail.com disse:

    essa hitoria e muito legal

  49. Senhor Gandra tive a honra de conhecer seu Riozinho de fundo dos quintais onde havia um bambual. E quanto Ilíada tive o prazer de compartilhar essa história com vc em sua infância no Livro Trópicos lembra-se? Adivinha meu nome? Sou santista e nós jogamos muito futebol de botão! Também morei em Macapá. Aquele grande abraço de seu amigo mais velho que ficou muito feliz de reencontrá-lo parecidíssimo com nosso saudoso Dr. Rui Ferreira Gandra

  50. mariana disse:

    Eu concordo que heitor nao merecia morrer pois nao tinha a intencao de matar patroclo e se arrependeu. Mas Aquiles tambem se arrependeu de ter matado heitor e ja que vc e seu filho assistiram o filme viram perfeitamente bem que quando o pai de heitor foi implorar pelo corpo de seu filho heito Aquiles pede para ele esperar dentro da tenda enquanto vai buscar o corpo de heito e o pai de heitor ouvindo um choro forte, honesto e profundo sai da tenda e ve aquiles ensima do corpo de heitor chorando arrependido pois sabia que heito nao tinha culpa pela morte de patroclo entao eu espero que vc pense duas ou mais vezes antes de ouzar falar ou julgar mal Aquiles que era primo e nao amante de patroclo e se era amante qual e o problema? ?

    Eu espero que vc nunca mais fale mal de aquiles um homen tao bom tao triste por nao se sentir amado se sentir regeitado um homen exemplar que defendeu o seu primo eu admiro e amo Aquiles e toda vez que eu assisto troia eu choro na morte de heitor e ainda mais na morte de aquiles.

    Desculpe se eu ofendi nao era a intencao era so de passar para as pessoas que aquiles era um bom homen.

  51. Regis disse:

    Olha, não compartilho com vc essa simpatia por Aquiles, pois além de ser um invasor, ser um semideus, invulnerável e ter uma armadura que o torna ainda mais invencível, pois foi feita por um deus e o tornava ainda mais invulnerável, integrava um exército de 50.000 homens. E veja só Heitor, era um príncipe, que, apesar de ser o mais forte herói da época, não era um guerreiro e sim um criador de cavalos e defensor de seu país e que ainda estava machucado. Qual é mais valoroso: um semideus que vai lutar com humanos com armas divinas, ou um criador de cavalos, mortal que está defendendo a sua terra dos invasores e que lutou sua luta derradeira machucado por Ajax?
    Quanto à masculinidade de Aquiles, isso é fato e que o próprio Aristóteles ensinava aos seus alunos que Aquiles era amante de Pátroclo.
    Por isso, não leve a mal não, mas é a pura realidade que Heitor foi maior do que Aquiles, pois ele matou 28 heróis gregos e Aquiles matou 26 troianos.

  52. mariana disse:

    Entao vc acha que heitor tinha mais caracter e era um melhor homen doque aquiles porque ele matou mais homens nossa essa eu nem quero mais comentar! !

    NAO ME LEVE A MAL MAIS EU ACHO QUE JA QUE HRITOR ERA TAO BONZINHO PORQUE QUE ELE. MATOU TANTOS HOMENS.

  53. mariana disse:

    Antes que vc me chame de burra eu escrevi heitor errado
    E aproveitando eu quero que vc post outro comentario para min responder e ai talves as pessoas possam escolher qual de nos esta certo :-) :-)

  54. Regis disse:

    Olha, não te chamaria nunca de burra, porque essa discussão nunca vai para o lado pessoal, além de ser uma grande falta de respeito, mas Heitor não foi melhor pessoa que Aquiles por ter matado mais e sim por estar defendendo su pátraia de invasores que só queriam poder. Aquiles foi covarde por lutar com um mortal com todas as vantagens que tinha e luatar com alguém que já estava ferido. Corajoso pra caramba! Pra você ter idéia, a simples presença de Aquiles no campo de batalha era o suficiente para afugentar um batalhão, pois todos sabiam que ele era um semideus invulnerável e com uma armadura divina. E Heitor ficou lá fora tempo suficiente para que seus patriotas entrassem na cidade. Quer mais? Pátroclo foi pra luta porque quis, ninguém, o forçou, o próprio Aquiles disse pra ele não ir. Como está no filme: Quantos primos Aquiles matou? Quanto filhos e pais? E como disse antes ele não foi para o Olimpo, pois não foi morto em batalha e nem por um guerreiro, pois Páris era igual ao Pátroclo ou mais sensível. E não questionei o caráter dos dois, embora esteja óbvio que tinha o melhor caráter era aquele que defendia sua pátria da invasão. Mas eu disse sim que Heitor foi melhor herói, pois matou mais heróis Aqueus do que Aquiles matou troiano. Deixo esta pergunta pra você: Suponhamos que esses heróis tenham existido, pois as lendas se baseiam em fatos reais, quantas mulheres e crianças Aquiles deve ter matado depois que as defesas de Tróia caíram, pois todos sabemos que as mulheres eram feitas escravas como espólios de guerra naquela época e as crianças quando não eram mortas eram vendidas para mercadores de escravos?

  55. mariana disse:

    Como eu disse heitor era um bom homen sabe corajoso, umilde e jamais em nenhum momento quis matar ou mesmo ter ferido patroclo mais queria matar aquiles e eu jamis em algun momento disse que heitor quis matar patroclo e se eu disse me desculpe pois quando ele viu patroclo agonizando no chao por causa do golpe que ele havia dado no pescoco dele ele teve de por um fim naquela agonia para que o patroclo parasse de sofrer e entao ele enfiou a lanca em seu peito e comecou a chorar e Aquiles coitado ele sabia que heitor nao havia tido culpa e jamais teve a intencaode matar ou ferir patroclo mais ele estava tomado pela raiva nao de heitor mais dele mesmo porque pensava que havia tido culpa na morte do primo ele estava totalmente detruido pela dor de ter perdido o primo que ele considerava um irmao e ele quis a maldita vinganca e ele sabia que heitor nao tinha culpa mais ele tomado por aquilo o matou, sim ele tinha vantagem sim ele tinha, mais agora eu lhe pergunto oque aquiles, patroclo e heitor tinham a ver com essa maldita guerra?porque vc o considera mal mesmo sabendo pela historia pelo filme que ele se arrependeu? Me fala por favor me responde.

  56. Regis disse:

    Heitor estava defendendo sua pátria de invasores e Aquiles queria fama e glória, e Aquiles não era tão bonzinho, pois os gregos acreditavam na vida em outro mundo, após a morte e mesmo assim levou o corpo de Heitor para o acampamento para fazer todo tipo de atrocidades, para que em outra vida todos vissem que aquele era o que pensava ter matado Aquiles.Mas na ignorância dele, ele se esqueceu que Heitor morreu pelas mãos de um guerreiro e em batalha, por isso foi direto para o Olimpo e como ele não foi morto nem em batalha e nem por um guerreiro, foi direto para o Tártaro. E Aquiles nem teve coragem de enfrentar Heitor no meio da guerra, pois no meio dela o guerreiro é tomado por um ímpeto chamado de “a loucura do guerreiro” e é capaz de realizar feitos sobrehumanos, como fez Heitor ao matar Ajax que era muito mais forte que ele.

  57. mariana disse:

    Olha eu concordo com vc que Aquiles nao era tao bonzinho pois ele matou um homen que nao merecia morrer por causa daquilo que havia acontecido com patroclo mais ele se arrependeu e isso nos podemos ver no filme na historia que ele se arrependeu.
    Mas a minha pergunta que eu te fiz. Era “Oque aquiles patroclo e heitor e os outros tinham a ver com essa guerra?” voce a imterpretou de uma forma errada porque eu quis dizer que oque eles tinham a ver com esse guerra se foi culpa de paris o irmao de heitor e de helena a amante dele, quer dizer paris matou todos ele destruio troia e tirou vidas inocentes porque sabia que ela era casada e ela foi muito mais errado porque apesar dele ter culpa ele estava sego de amor por ela mais ela, ela sabia como era o marido dela sabia que ele jamais aceitaria ser trocado por outro entao porque ela seduzio paris me diz porque?
    e porque paris sbendo que ela era casada com um marido que nao aceitaria ser trocado por ninguem ele caio nos encantos dela? Entao me diz se vc nao concorda comigo que tudo a morte de Aquiles de heitor, de patroclo, do pai e de guerreiros troianos e gregos inocentes que estavam la por causa de uma guerra que nao tinha a ver com ninguem e tambem de camponeses troianos que tambem nada tinham a ver com essa guerra?
    Me responda por favor.

  58. mariana disse:

    Me desculpe esqueci de acrescentar no final da ultima pergunta
    Isso daqui “Que todas essas mortes foram por culpa de paris e helena?”

  59. Regis disse:

    Muitos morreram na maior guerra grega não por causa de Páris ou de Helena, mas sim por causa da ambição de Agamenon, que queria conquistar o mundo. Ele queria somente aumentar seu poder e achou um grande motivo na vingança de seu irmão. Tanto os troianos como os Aqueus foram vítimas de seus líderes, pois Príamo nunca poderia permitir a entrada do cavalo na cidade e os gregos nunca deveriam ter ido nesta guerra, pois ela faliu a Grécia e eles ficaram à mercê dos persas. Em suma os três simplesmente foram vítimas de seus líderes.

  60. mariana disse:

    Sim eu concordo plenamente com vc mais me responde uma duvida. Porque agamenoon odiava tanto seu irmao e seu irmao o odiava tanto? Por favor me responde

  61. mariana disse:

    Regis?

  62. Regis Calado disse:

    Na verdade, era Menelau que não gostava do irmão, pois Agamenon tinha mais poder e não queria vingar a honra do irmão, mas sim conquistar a cidade e Tróia.

  63. mariana disse:

    Entendi ele so usou o fato da traicao de helena ao irmao para conseguir a tao sonhada cidade
    Me responda porque heitor permitio que paris levasse helena para a cidade de troia?

  64. Regis disse:

    Paris parecia ser o irmão caçula e mimado da família e Heitor o protegia demais, por isso permitiu que a levasse para Tróia.

  65. Matheus disse:

    Prezados Senhores,
    Fiquei bastante intrigado pois estou vendo neste momento que a maioria das pessoas acham melhor ser um Heitor na vida do que ser um Aquiles.Eu sempre gostei de historia, parentes meus eram historiadores,mas achar que Heitor, um simples ”Domador de cavalos”, foi mais importante,mais forte ,ou uma pessoa melhor que Aquiles é uma situação periclitante. Aquiles foi e ainda é considerado na mitologia o maior guerreiro já nascido,um dos maiores conquistadores que o mundo já viu ; até Alexandre,o Grande quis se espelhar em Aquiles,concordo que ele agiu de forma egoísta e narcisista, mas não podemos esquecer que a bravura e o amor de Aquiles cativam a todos.Irei terminar esse pequeno texto com uma frase que coincidentemente é da parte final do Filme ”Troia”: Que digam que vivi na época de Heitor, o domador de cavalos.Que digam que vivi na época de Aquiles.E eu queria que o próprio dono do site ou blog pudesse avaliar o meu pequeno texto e dizer a mim que é melhor ser Heitor que sentir o o gosto da espada de Aquiles ou do que o próprio Aquiles.
    Eu tenho orgulho de dizer que quando meu filho nascer irei chama-lo de Aquiles.Estou esperando ansiosamente uma resposta do meu texto.
    Abraços

  66. Regis Gabriel disse:

    É claro que é melhor ser Aquiles, semideus, com uma armadura invencível, com uma velocidade dada pelos deuses, sem contar a invulnerabilidade. quem não queria ser Aquiles, com essas atribuições matou 26 ou 27 heróis troianos. E Heitor, coitado, domador de cavalos, matou 29 heróis Aqueus, correu para atrair Aquiles o tempo necessário para que o exército troiano pudesse entrar na cidade, e quando aconteceu. enfrentou o semideus de frente, mesmo com toda a desvantagem. Não é bom ser Heitor, claro que é melhor ser Aquiles,
    Agora vamos aos fatos reais da época, a própria história diz que Heitor matou o amante de Aquiles, por isso ele ficou tão furioso quando Pátroclo morreu.
    Se contarmos a vida após a morte em que os gregos acreditavam, Heitor morreu e foi para os El´sios, pois morreu em batalha e por um guerreiro, já Aquiles não, pois Páris não era guerreiro e Aquiles não morreu em batalha, por isso foi pro reino de Hades, e com certeza, é parte do cobertor de Ares, que fazia cobertores com a pele dos guerreiros mortos. Pensando por esse lado, será que o destino de Aquiles foi melhor do que o de Heitor?
    Enfim, terminando, Aquiles foi pra guerra por pura vaidade, enquanto Heitor estava defendendo sua pátria. Qual causa faz dos dois homens o melhor?

  67. Regis Gabriel disse:

    É claro que foi um grande guerreiro, mas o maior da história não, mesmo porque o seu Ápice foi na guerra de Tróia e mesmo assim, quase foi um fiasco. Teseu foi bem mais que ele, sem contar Héracles. Mas Aquiles descende dos dois, assim como Alexandre descendia de Aquiles. Todos protegidos pelos deuses e talvez esse seja o motivo da queda de todos.

  68. Matheus disse:

    Meus amigos,
    Perdão,primeiro Alexandre,o Grande não descendia de Aquiles ele apenas achava que descendia,não havia nenhuma prova.Segundo que Aquiles foi o maior guerreiro sim,maior que Hércoles,Teseu,Perseu e qualquer outro pois diz a lenda: conta que a deusa (ninfa) do mar Tétis era desejada como esposa por Zeus e por Poseídon. Porém Prometeus um profeta fez uma profecia que o filho da deusa seria maior que seu pai, então os deuses resolveram dá-la como esposa a Peleu, um mortal já idoso, tencionando enfraquecer o filho, que seria apenas um humano. O filho de ambos foi Aquiles, e sua mãe, visando fortalecer sua natureza mortal, o mergulhou quando ainda bebê nas águas do mitológico rio Estige.Vocês entendem o propios deuses temerão Aquiles!Mas como pode um Deus na mitologia ter medo?Toda regra a exerção e
    e Aquiles era a exerção da regra que nenhum Deus tem medo!!

  69. Regis Gabriel disse:

    Oh, é claro! Contanto que nos relate um feito de Aquiles, que seja maior que ele mesmo, que não seja na guerra de Tróia, pois este nós já conhecemos. Que seja maior que derrotar meros humanos, porque nessa guerra ele morreu pelas mãos de uma pessoa que nem guerreiro era. Coisas do tipo: uma fato que faça com que o povo relate como uma vitória sobre uma criatura lendária. Tipo a libertação de uma ilha de seu tirano, como Teseu, a vitória sobre um ladrão de animais e vilas, como o touro de Creta, como o Héracles. Aí sim, terá convencido não só a mim, mas grandes conhecedores do assunto. Tem que ser um fato com fonte consultável, pois os fatos relatados fazem parte daquilo que os tornaram lendas e é amplamente conhecido por todos.

  70. Matheus disse:

    Bom,nisso você tem razão,ele só participou da guerra de troia mais se Páris não o tivesse matado de forma covarde,pelas as costas de Aquiles.Mas amigo,você tem que admitir em questão de força,velocidade,habilidade com a espada e muitas outras características Aquiles foi o maior guerreiro já nascido maior que qualquer outro e isso você como um grande conhecedor da mitologia grega tem que admitir!se você realmente conhecer a mitologia você vai ver que o propio Zeus o maior de todos o Deuses falou:”Não se levantou ninguem maior que Aquiles”

  71. Regis Gabriel disse:

    Aquiles era o herói perfeito, quase invulnerável, mais rápio do que qualquer mortal. Em matéria de quesitos para ser o maior. aí sim concordo que foi o maior dos heróis, mas isso não quer dizer nada se você não coloca isso em prática. Existiram pessoas que fizeram coisas mais incríveis e não possuíam tantos ons. Aquiles com toda sua preparação matou somente 26 heróis trianos e Heitor que era somente um humano, matou 29 heróis gregos. Concordo que Aquiles tinha as maiores habilidades, mas o que fez com elas? Ajudou quem? Salvou quem? Ninguém. Era vaidoso, narcisista. Se tivesse usado suas habilidades para ajudar quem precisava na época,o nome dele teria se perpetuado ainda mais e de forma, de forma mais honrosa. Quanto a ser morto de maneira covarde. O cara estava invadindo uma cidade, deveria ter tido mais cuidado. Enfim, a maioria os heróis foram mortos covardemente. Mas é isso o torna seu suplício ainda mais doloroso depois da morte. O grande Aquiiles no Tártaro, porque não foi morto em batalha e muito menos por um guerreiro, e o herói que ele matou foi para os Elísios, é no mínimo irônico. É um destino apropriado para um filho de Zeus. Os deuses do Olimpo eram vaidosos e egoístas, também foi apropriado que seus filhos tivessem o mesmo fim.

  72. Matheus disse:

    E quem Heitor salvou?ele só salvou a sua pátria e só salvou quando estava vivo! e muitas guerreiros salvarão muito tempo depois mesmo da morte como o propio imperador Alexandre,o Grande que depois de sua morte seu reinado continuou. Eu me acho bem parecido com Aquiles por isso eu o defendo tanto.Mas amigo para mim e muitos outros não importa a fidelidade de um homem,não importa se ele serve ao seu rei,importa a habilidade no campo de batalha e nesse quesito Aquiles era invencível.Bom já que o biografo de Alexandre o deu o apelido que até hoje chamamos que é ”o grande” vou chamar ”Aquiles o invencível,o magnifico,o furioso,o vaidoso,o maior guerreiro já nascido.E ”Heitor o domador de cavalos o príncipe valente,o corajoso porem burro e imprudente.

  73. Matheus disse:

    Perdão,não mencionei oque era mais importante.Aquiles conseguio o que queria ele foi famoso por muitos e muitos milênios e seu nome até hoje é lembrado como um grande guerreiro,Heitor não alcançou seu objetivo que era ver troia sobreviver e ela sobreviveu? ela foi queimada e manchada com os sangue de todo o exercito troiano

  74. Regis disse:

    Bom, isso é verdade, Aquiles queria seu nome imortalizado e conseguiu. O destino de Aquiles e de Heitor já estavam traçados desde que nasceram. O nome de Heitor também entrou para a história, tanto que quando Heitor conversava com sua esposa ele disse: Daqui por diante todos dirão: “Heitor matou Pároclo e Aquiles matou Heitor”. O destino de Tróia também era ser destruída, porque seu rei era ingênuo e um pai superprotetor. Isso é indíscutível. Porém destino da Grécia também já estava traçado, pois quando voltaram da “grande” conquista, foram quase aniquilados pelos persas, pois a Grécia estava falida e sem condições e se defender. De que serviu então o grande herói grego?,Foi pra deixar na história o destino de quem é vaidoso? De que todos os grandes heróis tem seu ponto fraco? Demagogias a parte. será que concordamos que é melhor entrar pra história como um domador de cavalos que está defendendo sua pátria de invasores ou entrar pra história como um guerreiro que está mostrando todo seu poder, invulnerabilidade, armas e velocidades com adversários bem mais fracos, ainda por cima vingando quem? Seu primo? Seu amante? Como eu disse, é questão de ponto de vista. E voltando a uma questão levantada anteriormente, de que vale todo esse poder se não pode ajudar seu ente querido na hora em que mais precisou?.

  75. Matheus disse:

    Meu amigo,
    Primeiro quero dizer perdão por não ter visto seu comentário e não ter continuado o nosso debate,mais agora estou aqui.Eu realmente não posso responder a sua pergunta: ”de que vale todo esse poder se não pode ajudar seu ente querido na hora em que mais precisou?” Mas não venha me dizer que a Grécia perdeu,ela perdeu muitos e muitos soldados mas não perdeu a guerra contra os persas pois o 3 maior conquistador,que marchou sobre metade da circunferência da terra que era o vaidoso Alexandre,o Grande era descendente grego ele era metade grego e ele ganhou dos persas e ele fazia questão de ser lembrado como grego não como macedônio e a propia macedônia veio a ser criada por muitos gregos.Muitos historiadores dizem que a Grécia morreu mais sua filha a macedônia os vigou dos persas!Aquiles não teve honra foi vaidoso e arrogante e Heitor não era,você está certo é questão de ponto de vista. Aquiles era um guerreiro de campo de batalha pois matava e era o melhor e Heitor era um guerreiro da vida pois teve coragem,era valente e tinha honra por isso eu não acho certo comparar os dois.Muito obrigado Homero por nos ter dado uma das maiores historias que o mundo já vio!!!

  76. André Luiz Brum disse:

    Sr. Gandra.

    Fico maravilhado com seu texto e surpreso com a dimensão da polêmica e com a diversidade filosófica dos comentários.
    De fato, pelas razões já muito bem colocadas pelos comentários anteriores, Heitor foi homem muito maior que Aquiles. Fácil admirar Heitor e o próprio Ulisses, por que não dizer (já falando da sua viajem de volta pra casa). O próprio Aquiles, a seu modo, nos apresenta um arquétipo completamente diferente, mas nem por isso, desmerecedor da nossa simpatia. E a mitologia grega está repleta deles, como o Sr. Tão bem colocou (mitologia, apesar de Schliemann ter desembarcado na Anatólia com um exemplar da Ilíada debaixo do braço e, supostamente, descoberto o colar de Helena escondido nas ruínas do que “teria sido” a Cidade de Tróia).
    Leônidas também foi merecedor de maior admiração do que Alexandre, A mitologia se reflete na História.
    Sem querer discutir o mérito dos grandes heróis, fico fascinado pela oportunidade que o cinema nos traz (e textos como esse seu), oportunidade de reler, rediscutir e tomar partido sobre grandes personagens da literatura.
    Parabéns.
    Forte Abraço.

  77. matheus disse:

    concordo com tudo que foi escrito no texto,sobre Heitor,um verdadeiro herói de sua nação,porem devo fazer uma colocação importante,quem,foi o verdadeiro responsável pela destruição de troia foi Páris que leva Helena com ele para troia,fico com pena de Heitor que teve um irmão que preferiu o amor de uma mulher em prol da destruição do seu povo!!

  78. Sinomar disse:

    Adorei seu texto. Muito bom. Parabéns!

  79. Marco Bruno disse:

    Heitor não foi derrotado por Aquiles mas por uma pedra, o semideus precisou de ajuda para derrotar um simples mortal, mas um mortal que tinha valores muito além dos dele.

  80. Matheus disse:

    Concordo que a pedra o deixou disorientado mas homero relata que só aconteceu isso! E Aquiles mesmo com um flechada no calcanhar e outras nas costas lugar em que apenas covardes como Paris acertam ainda se levantou e gritou angustiado! Ou seja Aquiles com
    Mais de uma flecha alojada em seu corpo se levantou angustiado e gritou e gritou e ficou lá, se o senhor ou senhora tiver lido melhor ilíada de homero verar não influenciou em quase nada,além disso o próprio Heitor já sabia que ia morrer porque ninguém acordaria pra ver o dia seguinte lutando com Aquiles só com uma espada e um escudo!Aquiles depois de ser fuzilado com flechadas se levantou e lutou!

  81. Mariana disse:

    Se querem saber compatilho da opiniao do Matheus, com certeza quando eu tiver um filho eu o chamarei com o maior prazer de Aquiles, mas a verdade nessa historia toda Troia acabou, Heitor, Patroclo, Aquiles e milhoes de outros guerreiros morreram por causa de Paris, pois, Agamenon so usou a traicao do irmao como desculpa para invadir e tomar troia para si, claro que algum outro dia, ou ano, Agamenon iria tentar tomar Troia, porem, talvez se fosse asssim, muitas.mortes, dor e sofrimentos seriam evitados, inclusive a morte de Heitor, Patroclo e Aquiles!

    E nenhum homem pode ser julgado melhor que o outro pelo fato de ter matado mais guerreiros ou so ter se deitado com mulheres!

  82. Paulo Cesar disse:

    Não se esqueçam de Ajax, a muralha humana, filho de Telamon e Peribeiapoxa, que de acordo com a lenda real, luta contra Heitor, causando ferimentos no mesmo, mas não morre em batalha, e muito menos antes de Aquiles, inclusive, disputa com Odisseu a armadura do herói morto, mas perde para o astuto herói de ítaca.
    Aproveitando, possuo em minha coleção, uma espada grega muito semelhando a do filme, feita de aço e bronze ao bom método antigo, um item verdadeiramente único por conta disso, pois não foi usado nenhum mecanismo moderno para ser forjada fora o suor do bom ferreiro. Se algum dos amigos se interessar, acho que a venderei, contudo, a mesma também possui corte, perigoso para se deixar perto de crianças, abs. e parabéns pelo pensamento amigo.

  83. Matheus disse:

    Cavalheiros,
    Volto feliz da vida pois só agora vi o quanto nossos debates instigarão muitos! Estou realmente feliz pois dentre muitos apenas mariana que com certeza deve ser uma mulher encantadora e bastante corajosa pois só ela simpatizou com aqui agora vejo a minha figura antagônica aqui, mas acho que realmente nossos debates perderão a força, quem realmente aqui quer debater comigo e escrever sua opinião sobre qual homem foi melhor e por favor estamos falando de Heitor e Aquiles concordo que todos nós fizemos citações de grandes heróis como eu mesmo fiz mas pelo o menos tenhamos a decência de ao menos escrever uma simples frase dando a opinião sobre Aquiles e Heitor e não falar de heróis sem muito a ver com o debate como nosso amigo senhor Paulo Cesar que falou mais de sua replica de espada do que o assunto tratado por nós! Mas já que e amigo que faz tempo que não vejo Regis Gabriel que acho que foi ele que debateu comigo já que não informou quem era não jaz mais aqui, se foi meu amigo senhor Gandra me perdoe e que venha continuar nosso debate! Em fim se foi Regis Gabriel ou o Senhor Gandra que venhamos a debater novamente e que talvez um outro nos presenteie com uma demonstração de historia e inteligencia que foi e é nossos debates! Quem aí se oferece para entrar no “ringue” comigo?

  84. Paulo Cesar disse:

    Perdão por mencionar a espada, apenas a indiquei pois tem haver com o herói em questão, e se fosse ficar com alguém, gostaria que ficasse com alguém que goste do tema, pois sei que cuidaria bem dela. Contudo, e apenas referindo-me ao herói Aquiles e Heitor, penso o seguinte, se me permite.
    Se não fosse por Aquiles ser quem foi (de acordo com a lenda) talvez Heitor jamais seria mencionado hoje. Tudo e todos estão interligados, possuem seus papeis, não são bons nem ruins, melhores ou piores, apenas estão em diferentes graus evolutivos sendo direcionados por seus ideais e crenças. Heitor, no caso, sempre foi um bom filho, pois sempre teve uma boa e completa família, ao contrário de Aquiles que sempre foi sozinho, e se quisesse comer, teria que lutar por seu sustento. Trata-se de uma comparação um tanto quando desleal (soldado vivido x príncipe educado). Heitor como qualquer homem defendeu sua casa, quem não o faria?
    Infelizmente, ainda mais na época, nenhum reino que se mantinha retraído teve sucesso por muito tempo, apenas aqueles que se expandiram vingaram por seculos, e isso se deu por haverem Aquiles no mundo (soldados). Perdão se escrevi muito, ou se mais uma vez fugi do que desejava ter como resposta amigo. abs.

  85. Matheus disse:

    Cavalheiros,
    Senhor Paulo não precisa se desculpar por nada só disse que o senhor não mencionou argumentos, digo obrigado ao senhor por ler meu texto e ser educado na resposta; recentemente dei minha opnião sobre um cantor pop em uma rede social e as fãs desse cantor já vieram com ofensas e xingaremos mas isso não vem ao caso tenho que dizer que não entendi bem seu texto senhor Paulo mas se o senhor estiver dizendo que acha que Aquiles foi além de ser um guerreiro melhor que Heitor também ser um homem melhor eu concordo,mas se não devo descordar eu li meus comentários desde do primeiro aqui nesse site e uma vez eu disse que aquiles era um guerreiro e Heitor um homem mas eu estava enganado e também um senhor que me falta um nome em minha cabeça disse que Aquiles virou ossos no tártaro e Heitor encontrou a paz, não podia ser um comentário mais erroneamente pois Aquiles ganhou uma glória infinita que até hoje nós lembramos de seu nome e Heitor morreu sem seu objectivo e ainda foi arrastado e humilhado não só pela a praia de Tróia mas por toda a muralha de Tróia com sua família e amigos vendo, acho que para mim é melhor você morrer com seu objetivo sua missão completada do que morrer ser humilhado e depois ver sua pátria ser queimada e destruída!

  86. Matheus disse:

    Cavalheiros,
    Senhor Paulo não precisa se desculpar por nada só disse que o senhor não mencionou argumentos, digo obrigado ao senhor por ler meu texto e ser educado na resposta; recentemente dei minha opnião sobre um cantor pop em uma rede social e as fãs desse cantor já vieram com ofensas e xingaremos mas isso não vem ao caso tenho que dizer que não entendi bem seu texto senhor Paulo mas se o senhor estiver dizendo que acha que Aquiles foi além de ser um guerreiro melhor que Heitor também ser um homem melhor eu concordo,mas se não devo descordar eu li meus comentários desde do primeiro aqui nesse site e uma vez eu disse que aquiles era um guerreiro e Heitor um homem mas eu estava enganado e também um senhor que me falta um nome em minha cabeça disse que Aquiles virou ossos no tártaro e Heitor encontrou a paz, não podia ser um comentário mais erroneamente pois Aquiles ganhou uma glória infinita que até hoje nós lembramos de seu nome e Heitor morreu sem seu objectivo e ainda foi arrastado e humilhado não só pela a praia de Tróia mas por toda a muralha de Tróia com sua família e amigos vendo, acho que para mim é melhor você morrer com seu objetivo sua missão completada do que morrer ser humilhado

  87. Mariana disse:

    Sr. Matheus devo lhe dizer que seus comentários me impressionam muito porque você tem a mesma opinião que eu, e lhe agradeço pelo elogio, mas novamente eu volto a dizer, nenhum deles pode ser considerado melhor ou pior guerreiro, Aquiles era tão bom quanto Heitor, que era tão bom quanto Aquiles, mas volto a lhes dizer uma coisa, essa guerra como todas as outras foi sem sentido algum, primeiro Aquiles não deveria ter se metido nela, e muito menos Heitor, e errei ao falar que a culpa toda era de Páris e Helena, porque como eu lhes havia dito, Agamenon iria de qualquer jeito invadir tróia, não por causa de seu irmão, ou por qualquer outro motivo, e sim por seus próprios princípios, então não acho certo que as pessoas julguem ambos, que na verdade foram as principais vitimas de toda essa guerra, afinal todos sabem que Aquiles só matou Heitor por causa de seu primo, que faleceu nas mãos do mesmo!
    E se querem saber, não concordo com o jeito que Aquiles tratou o corpo de Heitor, ele retirou seus olhos, lhe deixou surdo, Heitor estava todo machucado, e para um pai, ver o corpo do filho daquela forma, deve ter sido no mínimo doloroso, e podem ter certeza Aquiles sentiu muita dor ao fazer aquilo, pois ele mesmo sabia que não valia a pena, não fazia sentido, Heitor tinha uma mulher que o amava, um filho para criar, ele era um destemido soldado, um semi deus como muitos dizem, então por que mesmo estavam lutando?!
    Principalmente Aquiles que deveria era ter ficado quieto, treinando o primo dele, sendo talvez feliz de algum jeito…. e Heitor deveria era ter arrancado Helena daquele barco, por que a verdade é que ele estava defendendo o irmão dele, o pai dele, a mulher dele, o reino e família dele, e se não fosse por Helena, que não conseguiu segurar aquele facho dela talvez essa guerra poderia ser adiada por mais algum tempo, ou talvez, até mesmo, nem ter se quer acontecido!

  88. Matheus disse:

    Cavalheiros,
    Primeiramente peço denada a senhorita ou senhora Mariana e muito obrigado pelo elogio e lhe digo além de encantadora também é inteligente! Ao contrário dos meus outros comentário serei breve concordo com tudo que Mariana disse menos que é sim possível compará-los pois os dois eram soldados e defendiam com o próprio “sangue” o que acreditavam! E aquiles foi melhor!! Risos!

  89. gildesio disse:

    para começo de conversa essa helena era mesma safada, casada foi dormir com um estranho,isso e traição em qualquer época ,o marido virou chifrudo foge com ela o irmão heitor acaba apoiando o dele fica de boca aberta pela beleza de helena;e em questão de tempo se revela covarde medroso, traiçoeiro e tudo de ruin qual a graça,,para aquiles so restava ir a guerra pois naquela época so se tinha valor se fosse um grande guerreiro, o erro foi paris colocar o seu pais em jogo por causa da sua tesão pela mulher do próximo, e ai morrem os inocentes,falei

  90. gildesio disse:

    eu quis dizer o pai dele fica de boca aberta por causa da beleza da nova nora

  91. ana paula disse:

    Amo Heitor e sua historia…um homem sem defeitos.queria ter colocado o nome do meu filho de Heitor,só pra homenagia-lo.

  92. filipe disse:

    nao ha pactos entre leões e homens!! viva aquiles!!

  93. Rafael disse:

    Belo texto, compartilho da mesma idéia, e até hoje sigo como exemplo o príncipe heitor, pela sua coragem, respeito e benevolência, honrar seu deus, sua esposa e sua pátria!
    Belo texto amigo.

  94. Matheus disse:

    Não há pactos entre leões e homem, viva Aquiles o maior guerreiro já nascido, e que seu nome permaneça até a eternidade!

  95. Matheus disse:

    Aquiles,Leônidas,Alexandre e Temístocles são leões! Heitor é um mero domador de cavalos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: